domingo, 5 de fevereiro de 2012

Proposta de introdução para o TCC - Apresentação

Este trabalho de Conclusão de Curso surgiu de questionamento sobre o profissional de dança, sua formação e seu processo de aprendizagem, partindo de reflexões sobre o papel do bailarino na sociedade, a fim de descrever parte deste processo de formação e a (pretensa) atuação dos profissionais formados em dança em diferentes escolas: A Escola de Dança de São Paulo e a Escola Livre de Santo André
[...]
Encontrando sentido nas palavras de Ângela Ferreira que levanta discusssões a cerca do intuito de formar indíviduos para o "mercado de trabalho" ou para o "campo de trabalho":

"Será que podemos estar preparando alunos capazes de usar suas experiências cognitivas, não apenas na aquisição de destreeza e habilidades técnicas e de repertório de dança, mas também em uma maior compreensão da realidade?[...] estariam prontos não para reproduzí-la [a realidade] pura e simplesmente, mas para serem capazes de compreendê-la, recriá-la e apropriar-se dela na construção de um novo conhecimento e um novo ser?" (Ferreira, 2010)

Assim, essa pesquisa surge da necessidade de se ver, ouvir, perceber como outros individuos, que passaram por diferentes processos de aprendizagem em dança do dos propositores desta pesquisa, vivenciam os seus processos e se veêm no mesmo. Refletindo a forma que o indíviduo recebe a sua formação e a coloca em prática.

"Como ensinar [e aprender] outras maneiras de fazer e usar a dança tornando-a propriedade de cada um."

Como os alunos têm pensado a dança que lhes é ensinada?

3 comentários:

  1. Adorei muito mais sucinto, pelo menos ao meu ver de maior compreensão...

    ResponderExcluir
  2. E o que mais? Pra mim parece que falta algo...

    ResponderExcluir
  3. E aí Levi?
    Andei refletindo sobre e sim está mais sucinto, mas isso não quer dizer que esteja pronto, está esperando que você a Lana, a Sabrina e a Maria Júlia o modifiquem.

    ResponderExcluir